Pessoal, estamos entrando em férias hoje!
Retornamos ao trabalho com as crianças no dia 01/08/12...
Aguardem as novidades!
Blog criado para divulgar o trabalho realizado em 2012 pelas professoras do Laboratório de Aprendizagem da EMEF São Pedro, no bairro Lomba do Pinheiro em Porto Alegre (Rio Grande do Sul - Brasil)
IDIOMAS
sexta-feira, 13 de julho de 2012
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Leitura a partir da música "Borboletinha"
Planejamos uma atividade de leitura para as crianças de A20 e A30 (2º e 3º ano) que ainda estão em processo de alfabetização.
Inicialmente nos certificamos de que as crianças conheciam a música e como ela era cantada, pois sabemos que em cada região do Brasil as músicas populares sofrem algumas variações no seu vocabulário.
A música escolhida foi "Borboletinha".
O próximo passo foi cantar com as crianças e deixá-las dramatizar a música espontaneamente.
Após, espalhamos fichas com as palavras da música sobre a mesa. Solicitamos que as crianças procurassem as fichas na ordem em que a música ia sendo cantada. Na medida em que as crianças localizavam as palavras, elas eram convidadas a colar as fichas no cartaz, compondo a música.
Por fim, realizamos a leitura da música e as crianças fizeram ilustrações.
As intervenções realizadas foram no sentido de chamar atenção para a letra inicial/final, sílaba inicial e perceber a mesma sílaba repetida em diferentes palavras; localizar no cartaz as palavras ditadas e também ler trechos selecionadas pelas professoras.
segunda-feira, 9 de julho de 2012
Dicionário Ilustrado - 1ª fase
Hoje iniciamos a escrita do Dicionário que estamos elaborando em homenagem ao 50º aniversário da Escola.
As crianças escreveram as definições, conceitos e descrições dos espaços da Escola fotografados na semana passada.
O próximo passo será transcrever para o computador.
segunda-feira, 2 de julho de 2012
Projeto: Histórias da Escola São Pedro
Nesse ano a EMEF São Pedro está completando 50 anos. Em comemoração ao aniversário da Escola, as professoras do Laboratório de Aprendizagem (Sônia, Camila e Maria Kathia) elaboraram um Projeto chamado "Histórias da Escola São Pedro".
Os alunos de A20 até B20 serão responsáveis pela construção de um Dicionário Ilustrado composto pelas fotografias da Escola e pelos significados a elas atribuídos.
O primeiro passo foi fazer um levantamento de palavras para compor o Dicionário. As crianças elencaram espaços, coisas, objetos e pessoas da Escola cujos nomes iniciassem por cada letra do alfabeto.
Hoje começamos a fotografar estes espaços escolhidos pelas crianças. No próximo encontro, vamos redigir no computador o significado de cada imagem registrada.
Veja, abaixo, a justificativa, os objetivos e as ações do Protejo e algumas fotografias dos alunos em ação:
JUSTIFICATIVA
No ano em que a EMEF São Pedro comemora seus
50 anos, pretende-se construir uma coletânea de histórias interessantes que
aconteceram no decorrer desses anos; bem como, retratar aspectos relevantes
atuais da Escola. Ao contarmos essas “histórias”, estaremos valorizando o
trabalho escolar, as vivências das pessoas que aqui estão e que por aqui
passaram e, ainda, estaremos promovendo o fortalecimento do apreço da Escola
pela Comunidade da Lomba do Pinheiro e da Comunidade pela Escola, na busca de
um caminho certeiro para a melhor Educação das novas gerações.
OBJETIVO GERAL
Construir um
livro ilustrado com uma seleção de histórias colhidas pelos(as) alunos(as) que
frequentarão o Laboratório de
Aprendizagem no ano letivo de 2012. Depois da pesquisa, os(as) alunos(as) farão
estudos para a elaboração da melhor redação ou melhor ilustração para cada
texto e/ou para o Dicionário.
Os
(As) alunos (as) do 1º ciclo e 2º ciclos (turmas de A20, A30, B10 e B20)
construirão um Dicionário Ilustrado com fotografias atuais da EMEF São Pedro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Valorizar a História de cada um e da Escola;
- Escrever com clareza, correção e criatividade;
- Identificar as letras do alfabeto e a ordem alfabética;
- Elencar espaços físicos da Escola, sujeitos envolvidos e atividades realizadas;
- Fotografar os espaços físicos, os sujeitos e as atividades elencadas anteriormente;
- Significar, através da escrita, os diferentes espaços, sujeitos e atividades fotografadas;
- Construir um dicionário ilustrado, composto pelas fotografias e pelos significados a elas atribuídos;
- Incentivar: a auto-estima; o relacionamento, baseado no respeito e na valorização do outro e o desejo de aprender;
- Desenvolver a autonomia, a responsabilidade e a relação de parceria;
- Exercitar e desenvolver a concentração nos trabalhos;
- Exercitar o raciocínio lógico, a reflexão,a leitura e a escrita.
AÇÕES
- Propor e organizar os(as) alunos(as) do LA para o desenvolvimento do Projeto;
- Estabelecer critérios para a coleta de textos e de fotografias;
- Coletar os textos e reescrevê-los com o objetivo de melhorar a clareza e a correção;
- Revelar as fotografias e organizá-las pelo critério de ordem alfabética definido anteriormente;
- Selecionar os significados para definir cada fotografia;
- Selecionar os textos que farão parte do livro; ilustrá-los;
- Encaminhar os livros para a impressão;
- Divulgar o trabalho realizado pelos (as) alunos (as) e professoras do Laboratório de Aprendizagem;
- Distribuir os livros durante as comemorações dos 50 anos da Escola.
Assinar:
Postagens (Atom)