IDIOMAS

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Férias!

Pessoal, estamos entrando em férias hoje!
Retornamos ao trabalho com as crianças no dia 01/08/12...
Aguardem as novidades!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Leitura a partir da música "Borboletinha"

Planejamos uma atividade de leitura para as crianças de A20 e A30 (2º e 3º ano) que ainda estão em processo de alfabetização.

Inicialmente nos certificamos de que as crianças conheciam a música e como ela era cantada, pois sabemos que em cada região do Brasil as músicas populares sofrem algumas variações no seu vocabulário.

A música escolhida foi "Borboletinha".

O próximo passo foi cantar com as crianças e deixá-las dramatizar a música espontaneamente.

Após, espalhamos fichas com as palavras da música sobre a mesa. Solicitamos que as crianças procurassem as fichas na ordem em que a música ia sendo cantada. Na medida em que as crianças localizavam as palavras, elas eram convidadas a colar as fichas no cartaz, compondo a música.

Por fim, realizamos a leitura da música e as crianças fizeram ilustrações.

As intervenções realizadas foram no sentido de chamar atenção para a letra inicial/final, sílaba inicial e perceber a mesma sílaba repetida em diferentes palavras; localizar no cartaz as palavras ditadas e também ler trechos selecionadas pelas professoras.















segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dicionário Ilustrado - 1ª fase


Hoje iniciamos a escrita do Dicionário que estamos elaborando em homenagem ao 50º aniversário da Escola.

As crianças escreveram as definições, conceitos e descrições dos espaços da Escola fotografados na semana passada.

O próximo passo será transcrever para o computador.

 





segunda-feira, 2 de julho de 2012

Projeto: Histórias da Escola São Pedro

Nesse ano a EMEF São Pedro está completando 50 anos. Em comemoração ao aniversário da Escola, as professoras do Laboratório de Aprendizagem (Sônia, Camila e Maria Kathia) elaboraram um Projeto chamado "Histórias da Escola São Pedro". 

Os alunos de A20 até B20 serão responsáveis pela construção de um Dicionário Ilustrado composto pelas fotografias da Escola e pelos significados a elas atribuídos. 

O primeiro passo foi fazer um levantamento de palavras para compor o Dicionário. As crianças elencaram espaços, coisas, objetos e pessoas da Escola cujos nomes iniciassem por cada letra do alfabeto. 

Hoje começamos a fotografar estes espaços escolhidos pelas crianças. No próximo encontro, vamos redigir no computador o significado de cada imagem registrada.

Veja, abaixo, a justificativa, os objetivos e as ações do Protejo e algumas fotografias dos alunos em ação:


JUSTIFICATIVA

        No ano em que a EMEF São Pedro comemora seus 50 anos, pretende-se construir uma coletânea de histórias interessantes que aconteceram no decorrer desses anos; bem como, retratar aspectos relevantes atuais da Escola. Ao contarmos essas “histórias”, estaremos valorizando o trabalho escolar, as vivências das pessoas que aqui estão e que por aqui passaram e, ainda, estaremos promovendo o fortalecimento do apreço da Escola pela Comunidade da Lomba do Pinheiro e da Comunidade pela Escola, na busca de um caminho certeiro para a melhor Educação das novas gerações.

 OBJETIVO GERAL

Construir um livro ilustrado com uma seleção de histórias colhidas pelos(as) alunos(as) que frequentarão o  Laboratório de Aprendizagem no ano letivo de 2012. Depois da pesquisa, os(as) alunos(as) farão estudos para a elaboração da melhor redação ou melhor ilustração para cada texto e/ou para o Dicionário.
      Os (As) alunos (as) do 1º ciclo e 2º ciclos (turmas de A20, A30, B10 e B20) construirão um Dicionário Ilustrado com fotografias atuais da EMEF São Pedro.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Valorizar a História de cada um e da Escola;
  • Escrever com clareza, correção e criatividade;
  • Identificar as letras do alfabeto e a ordem alfabética;
  • Elencar espaços físicos da Escola, sujeitos envolvidos e atividades realizadas;
  • Fotografar os espaços físicos, os sujeitos e as atividades elencadas anteriormente;
  • Significar, através da escrita, os diferentes espaços, sujeitos e atividades fotografadas;
  • Construir um dicionário ilustrado, composto pelas fotografias e pelos significados a elas atribuídos;
  • Incentivar: a auto-estima; o relacionamento, baseado no respeito e na valorização do outro e o desejo de aprender;
  • Desenvolver a autonomia, a responsabilidade e a relação de parceria;
  • Exercitar e desenvolver a concentração nos trabalhos;
  • Exercitar o raciocínio lógico, a reflexão,a leitura e a escrita.
AÇÕES

  • Propor e organizar os(as) alunos(as) do LA para o desenvolvimento do Projeto;
  • Estabelecer critérios para a coleta de textos e de fotografias;
  • Coletar os textos e reescrevê-los com o objetivo de melhorar a clareza e a correção;
  • Revelar as fotografias e organizá-las pelo critério de ordem alfabética definido anteriormente;
  • Selecionar os significados para definir cada fotografia;
  • Selecionar os textos que farão parte do livro; ilustrá-los;
  • Encaminhar os livros para a impressão;
  • Divulgar o trabalho realizado pelos (as) alunos (as) e professoras do Laboratório de Aprendizagem;
  • Distribuir os livros durante as comemorações dos 50 anos da Escola.